Welcome visitor you can log in or create an account

Artigos

Estaremos no Granja fest

  • Escrito por Balithai
  • Categoria: Artigos
  • Acessos: 722
Estaremos no Granja fest

Conheça a Balithai

  • Escrito por Balithai
  • Categoria: Artigos
  • Acessos: 1131

Balithai, a mais fina arte da Indonésia e da Tailândia.

Nossa loja física, fundada em 2000, reúne artigos com a qualidade e diversidade de quem escolhe tudo a dedo.

Cuidados e Manutenção

  • Escrito por Balithai
  • Categoria: Artigos
  • Acessos: 111

SEAGRASS

É uma fibra marinha, uma grama que nasce em dunas do litoral. É comum na China e nas Filipinas. Com caule delgado com (de 60cm a 2,5cm) a planta se parece com o trigo, mas é verde. As fibras secas têm propriedades de oscilamento acústico, térmico e não é inflamável.  É uma fibra utilizada para cadeiras, biombos, cestos, etc. e pode aparecer em diversas tonalidades.

Recomendado somente o uso de um pano úmido e após um pano seco. NUNCA deixar úmida, pois a facilidade de manchar o produto é bem maior.

 

RATTAN

É uma fibra, parece uma palha mais resistente, apresenta várias possibilidades de acabamento e cores. Pode também ser usada como "madeira" (pés, braços de cadeiras). Originária da Índia é uma palmeira de caules múltiplos, com um diâmetro médio de 1,5cm e chegam a 10m de comprimento. Muitas vezes usa-se a denominação rattan para designar o trabalho traçado do junco e do vime.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Pode-se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra móveis. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto não exponha a sol ou a chuva.

 

MALLACA

Da família dos Juncos, porém originalmente asiático (Malásia, Filipinas). Pode ser apresentado em forma mais natural (relevos) ou com acabamento. Também conhecida como bambu chinês, que se distingue por seu caule maciço. A planta adulta alcança 4m de altura e seu diâmetro varia de 1 a 4cm. Nos móveis utiliza-se o caule com casca, ideal para a estrutura e também o miolo. Transforma-se em fibras de diferentes espessuras, material muito resistente.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Pode-se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou a chuva.

 

BAMBOO

Existem mais de 1000 espécies desta Gramínea em quase todo o mundo.  A mais usada na fabricação de móveis, a Babosa Vulgaris, chega a medir 30m de altura e 30cm de diâmetro. A principal característica do bambu é o caule oco. Na China, a planta é símbolo de resistência por manter-se verde o ano todo e por envergar com o vento e o peso da neve sem quebrar.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode-se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra móveis. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou a chuva.

 

VIME

É a casca extraída dos longos ramos pendentes da espécie Salix Viminall: da mesma família do salgueiro ou chorão. Árvore de médio porte, varia de 3cm a 5cm de altura.  Originária de regiões de clima temperado da Europa, Ásia e África. É principalmente utilizado na produção de objetos decorativos, usam-se os ramos jovens do vime, que são mais flexíveis.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode-se passar um pano levemente umedecido secando a seguir. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou a chuva.

 

JUNCO

São plantas semelhantes a gramíneas, e muito flexíveis. As fibras de junco são usadas na confecção de peças pequenas, acabamentos e amarrações de móveis. Suas folhas pequenas ficam na base dos delgados caules, de no mínimo 1,5m de altura.

Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode-se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra móveis. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou a chuva.

 

LACA

Goma ou resina vegetal obtida de árvores do Oriente é também conhecida como verniz-da-china. Aplica-se sobre madeira ou bambu. O aspecto é homogêneo e acetinado.  Móveis lacados são sofisticados e aumentam a sensualidade do ambiente. As aplicações são repetidas numerosas vezes e depois deixado para secar.

Todo o processo pode durar seis meses ou mais.  Conhece-se o seu uso há pelo menos 2.500 anos. É uma forma tradicional de selar madeiras, cerâmicas, papelão e gesso.  Os povos originários usam recipientes de laca para armazenar e colocar os alimentos, roupas, cosméticos e as flores.

Móveis da China devem estar abrigados da ação do sol e chuva. Sua exposição pode alterar a aplicação da laca e apresentar rachaduras. Aspirar ou limpar com pano seco, macio e limpo. Após retirar o pó, pode-se passar um pano levemente umedecido, secando a seguir, ou aplicar lustra móveis. NÃO utilizar álcool ou produtos que contenham solventes. Para maior conservação do produto, não exponha a sol ou a chuva.

 

MADEIRA TECA

Árvore nativa das florestas tropicais do sudeste asiático pode alcançar altura superior a 50 metros e diâmetro de até 2,5 metros, a Teca é rústica e pouco suscetível ao ataque de pragas e doenças. É utilizada na produção de móveis, esquadrias e pisos de qualidade, decoração e construção naval; Madeira de altíssima qualidade, que necessita de dezenas de anos para maturar. Tem como característica a alta resistência e durabilidade, mesmo quando exposta ao tempo (chuva, sol, etc.), não se contrai e nem se empena durante a secagem.

Usar óleos especiais para área externa para hidratar a madeira. Neste caso é normal a madeira escurecer devido à ação do sol e da chuva. Pode ser aplicado Polisten ainda na peça crua sem nenhum tipo de produto, seu aspecto da brilho na peça. É indicada sua reaplicação, por volta de 04 meses.  No caso de áreas internas, o ideal é encerar com cera de abelha. As peças requerem cuidados com parafusos, os mesmos devem ser apertados conforme desgaste, evitando quebras.

 

ALGODÃO

Fibra de origem vegetal originária do algodoeiro, que produz um tecido que detém melhor capacidade de absorção de umidade, indicado para climas quentes e úmidos. A transpiração do corpo é mais bem absorvida quando se usa tecido com algodão em sua composição. Características: macio e confortável; durável;

Aplicações: confecção, tecidos para uso doméstico, tecidos profissionais. Cuidados: resistente ao uso, à lavagem, à traça e insetos. Atacado por fungos. Queima com facilidade. Não resiste a produtos químicos.

Lava-se com facilidade. Tem tendência a encolher e a amarrotar. Pode ser lavada a máquina em temperatura alta.

 

POLIÉSTER

Fibra artificial sintética, obtida de processos químicos, derivada do petróleo. O poliéster é caracterizado por ter uma ótima resistência, baixo encolhimento, secagem rápida, resistente ao amarrotamento e abrasão, baixa propagação de chamas. A principal vantagem quando comparado com as microfibras de poliamida é o custo. Sua desvantagem é o processo de tingimento, o qual requer mais calor e leva mais tempo para ter a cor fixada.

 

SARJA

Tipo de construção do tecido, com destaque diagonal. Tecido básico e versátil que apresenta excelente caimento, ótimo aspecto após lavagem e combina com qualquer tipo de clima. Os fios de urdume e tramas são entrecruzados conforme uma ordem e frequência programadas, a fim de se obter linhas diagonais características desse tipo de tecido. São utilizados para a confecção de peças detalhadas e com curvas, devido a sua capacidade de moldagem.  É mais utilizada por amarrotar menos do que a tela.

 

CETIM

É um tecido e foi assim denominado em homenagem a Zaitum (ou Tsenthung), China, de onde se origina. Era a princípio um tecido brilhante de seda em trama bem fechada. Tecido luxuoso, o cetim é mais usado para roupas de noite e é altamente recomendado pelos alfaiates por sua classe e caimento.

 

VELUDO

É um tipo de tecido, natural ou sintético, com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pêlos cerrados e curtos, o veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio, sendo normalmente usado para produzir vestidos e casacos. Mesmo podendo ser feito a partir de qualquer fibra, o veludo é atualmente muito produzido com o acetato de raiom.

 

VISCOSE

É uma fibra artificial de celulose, fabricada a partir de cavacos de madeira de árvores pouco resinosas. A viscose é utilizada em malhas, vestidos, casacos, blusas e trajes desportivos.

 

COURO

É a pele curtida de animais, utilizada como material nobre para a confecção de diversos artefatos para o uso humano, tais como: cintos, carteiras, bolsas, malas, pastas, casacos, chapéus, entre outros.

 

AQUA BLOCK

Um tecido ecologicamente correto desenvolvido com a mais alta tecnologia, é extremamente resistente e impermeável - revestido por uma resina que impede a absorção de água além de não desbotar e rachar com o sol. É a praticidade e o toque moderno reunidos num só produto. O Acqua Block impede a formação de bactérias, resiste a manchas oleosas e é de fácil manutenção - ideal para ambientes com crianças. Impermeável e colorido, o tecido é perfeito para partes externas da casa como piscina, terraço ou áreas de lazer.

 

GORGURINHO

Tecido semelhante ao gorgurão, porém mais leve. Também muito utilizado em decoração, confecção de toalhas de mesa e guardanapo, etc. Ver: Gorgurinho Estampado. Tecido encorpado, liso, jacquard ou estampado, geralmente misto de algodão e poliéster, com efeito canelado, muito utilizado para calças, decoração, estofamento, etc.

 

CHENILLE

É um fio enroladinho, macio e felpudo, de algodão ou fibra sintética, usado para colchas, roupões e tapetes.

 

Fibra natural de origem animal, macia e ondulada obtida principalmente do pelo das ovelhas domésticas, e de outros animais como o camelo, a alpaca, as cabras de Angorá e de Kashmir, a lhama e a vicunha, e utilizadas na fabricação de tecidos.

A lã se diferencia do pêlo pela natureza da superfície externa das fibras. A superfície varia de acordo com a espessura e a ondulação da fibra. Devido a essa ondulação, a lã tem uma elasticidade e uma resistência longitudinal maiores que outras fibras naturais. Características: quente e confortável, excelente isolante térmico; resistente ao amassamento; absorve bem a transpiração e a umidade; amarela e desbota quando exposta ao sol; baixa resistência ao atrito; atacada por traças, insetos e fungos; não resiste a produtos químicos; exige precauções durante a conservação.

 

VOILE, VOIL ou VOAL

Tecido tipo musseline, mais pesado produzido com fios muito finos (porém mais grossos que o da Musseline) altamente torcidos e com baixa densidade, resultando numa aparência fluida, leve e transparente. Muito usado para cortinas. Conhecido também com o nome aportuguesado "Voal", uma corruptela Francesa da palavra italiana Vela. Denominação também usada atualmente para tecido de cortina tecida, de poliéster ou poliamida, leve e transparente.

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as novidades que a Balithai prepara para você!